A História de Gunnar Vingren no seminário batista sueco nos EUA de 1904 a 1909
No livro Diário do Pioneiro (CPAD), Gunnar Vingren conta que em Kansas City, Missouri, aonde chegou em 19 de novembro de 1903, ele pertenceu à Igreja Batista Sueca e os irmãos dali o recomendaram que entrasse para o Seminário da denominação batista sueca em Chicago.
A chamada e a vocação pastoral
Desde a sua infância na Suécia, Gunnar Vingren sentia a chamada de Deus. Todavia, aprendeu com o seu pai a profissão de jardineiro na qual trabalhou até os seus 19 anos. Mas, como a chamada para a obra de Deus falava mais alto, depois do batismo nas águas aos 18 anos, ele iniciou suas primeiras atividades ministeriais na Igreja Batista de Wraka, Smaland, em 1897, ao substituir seu pai no trabalho da escola dominical. A partir de então, começou a sentir a necessidade de aperfeiçoar sua vida espiritual e se lançar mais intensamente no trabalho de evangelização. Para isto, ele participou de uma escola bíblica durante um mês em Götabro, Närke, numa federação de evangelização. Após receber instrução bíblica, ele foi enviado a trabalhar como evangelista juntamente com outros 14 participantes. Na companhia de outro jovem evangelista, ele evangelizou nas províncias de Skane, Västergötland e Ostergötland. Sua carreira de evangelista foi interrompida para prestar o serviço militar. Mas, mesmo assim continuou desempenhando seu ministério evangelístico pregando o evangelho aos seus colegas soldados. Após 68 dias de serviço militar, retornou para a casa de seus pais. Voltou a trabalhar como jardineiro e a pregar em cultos em diversos lugares.
Foi nessa condição ministerial que, em junho de 1903, ele sentiu-se atingido pela “febre dos Estados Unidos” e quase sete meses depois desembarcou na América do Norte.
O Seminário Teológico Sueco em Chicago
O Swedish Theological Seminary (Seminário Teológico Sueco) de Chicago no qual Gunnar Vingren ingressou em setembro de 1904, foi fundado pelo batista sueco John Alexis Edgren em 1871. O Seminário foi um fator de impulso do crescimento das igrejas batistas suecas, especialmente no Estado de Illinois. Desde o seu começo, os estudantes eram envolvidos ativamente na pregação do evangelho e tiveram parte vital, por mais de quarenta anos, na formação de praticamente cada igreja na região de Illinois, e mais especificamente no centro metropolitano de Chicago. Gunnar Vingren informa em sua autobiografia que durante os estudos neste Seminário, ele pregou muitas vezes em diferentes igrejas e em diferentes lugares. Em seu primeiro estágio, de junho até dezembro, pregou na Primeira Igreja Batista de Chicago. No segundo, em Sycamore, Illinois. No estágio do Natal, pregou em Blue Island, Illinois. A terceira vez que estagiou, ajudou novamente em Sycamore, e nos últimos estágios, foi pastor em Mountain, Michigan.
A época de Gunnar Vingren no Seminário foi a do chamado segundo período de dependência dessa instituição funcionando em Morgan Park no campus da Universidade de Chicago.
Este período no Morgan Park durou de 1888 a 1914 e foram anos notáveis em que um imenso grupo de homens bem-preparados foi graduado e saíram como bem-sucedidos mensageiros da cruz para todas as partes do mundo.
A Convenção Geral dos batistas suecos de 1888, reunida em Chicago, é muito importante na história do Seminário porque foi quando se decidiu a mudança de Nebraska para Morgan Park unindo-o novamente à Baptist Union Theological Seminary e tornando-o um Departamento Sueco separado dos Departamentos Dinamarquês e Norueguês. O nome primeiramente foi “The Swedish Departament of the Baptist Union Theological Seminary”, e mais tarde, a partir de 1892, “The Swedish Theological Seminary, The Divinity School of the University of Chicago”. A mesma assembleia anual de 1888 convocou Carl Gustaf Lagergren, então pastor em Sundsvall, Suécia, para assumir os deveres de deão do Seminário. Lagergreen era bem qualificado para esta posição tendo recebido educação superior na Suécia. Ele ficou conhecido não somente como estudante brilhante, mas também como poderoso pregador da Bíblia e escritor de alta reputação em literatura religiosa, principalmente como editor de vários jornais. Este era o deão do Seminário na época de Gunnar Vingren.
Atualmente o seminário sueco se chama Bethel Theological Seminary com campus em St. Paul, San Diego e East Coast, operando uma universidade de aproximadamente 6.200 alunos.
Os professores de Gunnar Vingren
Se os estudos na escola bíblica em Götabro, Suécia, ministrados pelos profundos e fervorosos pastores Emílio Gustavsson e C. J. A. Kihlstedt, Gunnar Vingren conta que lhe fez bem por toda a sua vida, sobre o seu período no Seminário, ele declara que o Senhor esteve com ele durante todo o tempo e o ajudou maravilhosamente. Seus professores foram Eric Sandell, N. N. Morten, Olof Hedeen e W. A. Peterson.
Eric Sandell era conhecido pela sua notável carreira como pastor em três igrejas e educador entre os batistas suecos. Também era conhecido como filósofo e profundo pensador, indubitavelmente o mais destacado na associação batista sueca. Ele colocava a Palavra de Deus em seu lugar supremo, e a mensagem do Cristo crucificado era o seu tema. Ele ensinou no Seminário em dois períodos diferentes, 1887-1895, e 1907 até sua morte em 1918.
Olof Hedeen aceitou o convite para ensinar no Seminário em 1896. Ele tornou-se professor de Grego e de Interpretação do Novo Testamento. Adolf Olson, historiador dos batistas suecos na América revela que Hedeen era um homem brilhante e fervoroso, do tipo emocional, “inclinando-se para o pentecostalismo, algumas vezes, com o coração derramado, chegava ao topo da inspiração e eloqüência como professor e pregador”. No seu pastorado na Igreja Batista Sueca do Brooklyn, Nova Iorque, de 1890 a 1895, houve um grande avivamento espiritual. Por sete anos pastoreou a Igreja Emerald Avenue e, de 1921 a 1930, foi o secretário-geral de Missões da denominação. Partiu para a vida eterna em 1936, aos 76 anos de idade.
Eric Sandell, Olof Hedeen e o deão Carl Gustaf Lagergren ficaram conhecidos como o trio notável do Morgan Park.
O trabalho de conclusão de curso e a diplomação
Gunnar Vingren terminou seus estudos no Seminário e foi diplomado em 11 de maio de 1909. Ele teve Olof Hedeen como o seu tutor a quem entregou sua monografia de graduação com 76 páginas, escrita à mão e em sueco, pois as aulas no Seminário em Chicago eram ministradas no idioma pátrio do pioneiro. Na capa está escrito “tese de graduação”. Como a graduação obtida por Gunnar Vingren seria equivalente hoje à graduação no curso superior em Teologia, tomamos este trabalho acadêmico como monografia. Também é informado que a monografia foi entregue ao “professor” Olof Hedeen. Este título “professor” era mais que “teacher” no contexto acadêmico da época, o que nos dá entender que o tutor Olof Hedeen tinha posição acadêmica elevada. Todos os professores do Seminário estavam em pé de igualdade com o corpo docente da Universidade de Chicago.
Este período do pioneiro é tratado no livro O tabernáculo e suas lições por Gunnar Vingren, publicada em 2011 pela CPAD.
Autor: Pr. Prof. Isael de Araujo
E-mail: isael.araujo@faecad.com.br