FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

Instituição de Ensino Superior recredenciada pelo MEC,
 Portaria N° 1.406 de 27 de dezembro de 2018

(21) 3015-1000

(21)98476-3256

 

Notícias

FAECAD anuncia processo de credenciamento na modalidade a distância

Autorização inicial será para a abertura de 50 polos da faculdade em todo o país

A Faculdade de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB (FAECAD) protocolou junto ao Ministério da Educação (MEC) o processo de credenciamento institucional de Educação a Distância (EaD). A informação foi divulgada em abril por ocasião da 44ª assembleia geral da CGADB no Pará pelo diretor geral da FAECAD, pastor e professor Isael de Araujo.

 

Esse processo permitirá, a princípio, que a instituição distribua 50 unidades pelo país possibilitando oferecer polos de ensino em todos os estados da federação, tornando a FAECAD uma instituição ensino nacional para atender às Assembleias de Deus em todo o país. A sede da faculdade no bairro da Vila da Penha, Rio de Janeiro, será também um polo EaD. Os demais polos serão abertos no modelo de parcerias com a FAECAD.

 

O primeiro curso superior a ser ofertado será o de Teologia que, em 2018, recebeu o conceito 4.26 (o máximo é 5) no reconhecimento do MEC. Depois novos cursos superiores serão ofertados nos polos.

 

O projeto com o curso inicial de Teologia é constituir um corpo discente com mais de 30 mil alunos em um período de 3 anos. O número de polos pode chegar, em um segundo momento, a 150, o que abrangeria a possibilidade de termos mais de 90 mil alunos matriculados no curso de Teologia em território nacional. Tanto o processo de credenciamento da FAECAD para a oferta em EaD quanto o da autorização do curso de Teologia nessa modalidade estão previstos para serem avaliados no início do primeiro semestre de 2020 e os cursos começarão no segundo semestre do referido ano.

 

Uma vez credenciada, a instituição estará liberada também para oferecer os cursos de pós-graduação (lato sensu) que hoje são ministrados presencialmente em sua sede contemplando, assim, um uma grande quantidade de portadores de diploma de ensino superior e que desejam se aperfeiçoar no conhecimento teológico.

Para se ajustar ao processo de avaliação do MEC, visando à qualidade do serviço a ser ofertado, a instituição passa por um processo de gestão que visa a criar material didático próprio, mídias digitais educativas, ambientes virtuais de aprendizagem, capacitação docente e de técnicos-administrativos para atuarem nessa modalidade de ensino.

 

A ampliação da ação da FAECAD para sua atuação em EaD representa um grande passo no processo de oferta de um ensino superior de qualidade no país com cursos que romperão as fronteiras do estado e contemplará dezenas de milhares de alunos que buscam por uma graduação de credibilidade e respeito acadêmico.

 

COORDENAÇÃO DE TEOLOGIA PROMOVE A SEMANA ACADÊMICA 2019.1

De 04 a 08 de fevereiro de 2019, primeira semana do início do semestre letivo, a Coordenação de Teologia vai promover a Semana Acadêmica, sob a temática “Pentecostalismo e Sociedade: identidades marginalizadas” que está publicada na primeira edição da revista acadêmica Ígnea da graduação em Teologia, lançada em outubro de 2018 durante o 1º Simpósio de Teologia. Durante os horários de aulas da manhã e da noite, no Auditório da FAECAD, professores vão debater suas pesquisas e estudos publicados na revista Ígnea.

 

Acesse aqui a programação completa da Semana Acadêmica.

FAECAD RECEBE RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL DO MEC

Portaria foi assinada pelo Ministro da Educação e publicada no D. O. U. em 28 dezembro de 2018.

D.O.U. 28-12-2018-RECREDENCIAMENTO DA FAECAD - baixar

  A Portaria do Recredenciamento Institucional da FAECAD - Faculdade Evangélica de Teologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB - foi assinada pelo ministro da educação e publicada no D. O. U. em 28 dezembro de 2018.

  Em fevereiro de 2017, a FAECAD recebeu a visita de três avaliadores do MEC para recredenciamento da IES. Nesse processo a FAECAD obteve a nota 3 que colocou a instituição em situação regular. Todas as fases desse processo foram concluídas para receber a assinatura do Ministro da Educação e posterior publicação no Diário Oficial da União. Mas desde 5 de maio de 2017 estava parado no MEC, embora tenham sido abertos vários protocolos para se saber sobre o andamento recebendo poucas informações. Havia a necessidade de intervenção política para que este processo andasse. Neste ano, na gestão do novo diretor-geral Isael de Araujo, após contatos o deputado federal professor Victório Galli, da Assembleia de Deus de Cuiabá, MT, assumiu os processos da FAECAD no MEC e conseguiu acelerar o andamento preparando-o para a homologação pelo Ministro providenciando o atendimento de exigências de certidões negativas da mantenedora FUNEC. Este recredenciamento abre caminho para projetos futuros da FAECAD, principalmente a abertura do protocolo de credenciamento na modalidade EAD no início de 2019.

  Também em outro processo intermediado pelo deputado Victório Galli, a FAECAD recebeu, entre os dias 22 a 24 de agosto de 2018, a comissão de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC (Ministério da Educação), composta por dois doutores em Teologia, a fim de renovar o reconhecimento de curso e conceituar de 1 a 5 a qualidade acadêmica da Graduação em Teologia, nível bacharelado superior, presencial.

  O conceito do Curso é gerado a partir da análise criteriosa de cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. São três dimensões avaliadas e conceituadas de 1 a 5: organização didático-pedagógica, corpo docente, e infraestrutura.

Em todas as três dimensões a FAECAD foi avaliada com notas 4 e 5, tendo ao final de todos os itens, o escore de 4,26 – ficando situada na faixa 4 do MEC, um conceito de excelência acadêmica.

Curso de Teologia da FAECAD é um dos melhores do País

MEC CLASSIFICA CURSO DE TEOLOGIA DA FAECAD COMO UM DOS MELHORES DO PAÍS

FAECAD RECEBE CONCEITO 4

   Entre os dias 22 a 24 de agosto de 2018, a FAECAD (Faculdade Evangélica de Teologia, Ciências e Biotecnologia) da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), recebeu a comissão de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do MEC (Ministério da Educação), composta por dois doutores em Teologia, a fim de renovar o reconhecimento de curso e conceituar de 1 a 5 a qualidade acadêmica da Graduação em Teologia, nível bacharelado superior, presencial.

 

   O conceito do Curso é gerado a partir da análise criteriosa de cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a 3 (três) indicam qualidade satisfatória. São três dimensões avaliadas e conceituadas de 1 a 5: organização didático-pedagógica, corpo docente, e infraestrutura.

 

   A primeira dimensão, organização didático-pedagógica, envolve as políticas institucionais de ensino, extensão e pesquisa, os objetivos do curso, estrutura curricular, metodologias entre outros itens.  A segunda dimensão, corpo docente, analisa as titulações, qualificações e produções dos professores e o coordenador do curso. A terceira dimensão, infraestrutura, avalia os espaços de trabalho dos professores e coordenador, as salas de aula, acesso aos alunos à tecnologia da informação, a biblioteca e as bibliografias de cada disciplina.

 

   Em todas as três dimensões a FAECAD foi avaliada com notas 4 e 5, tendo ao final de todos os itens, o escore de 4,26 – ficando situada na faixa 4 do MEC, um conceito de excelência acadêmica.

 

   A FAECAD é uma instituição de ensino superior (IES) reconhecida pelo MEC localizada na Avenida Vicente de Carvalho 1083, Vila da Penha, Rio de Janeiro (RJ), com 15 anos de fundação. Além da graduação em Teologia, a FAECAD oferta o Curso de Licenciatura em Pedagogia presencial e 14 cursos de pós-graduação nas áreas teológicas e acadêmicas. Em 2018, assumiu a direção geral da FAECAD o pastor e professor Isael de Araujo.

FAECAD ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA PENTECOSTAL

  A Faculdades de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB abriu inscrições para o novo curso de pós-graduação lato sensu – o de Teologia Pentecostal. O novo Diretor Geral da Faecad, pastor e professor Isael de Araujo, historiador e autor do Dicionário do movimento pentecostal (CPAD) afirma que a instituição de ensino superior das Assembleias de Deus no Brasil, fundada em 2001, já alcançou credibilidade e prestígio como referência teológica e por isso tem autoridade para oferecer um curso de pós-graduação relacionado com a identidade assembleiana pentecostal. “Além disso, já possuímos uma farta bibliografia em português e em outros idiomas no campo teológico pentecostal. Também temos vasto trabalho de pesquisas e estudos nessa área”, acrescenta Isael de Araujo.

 

  O objetivo do curso é fomentar a pesquisa, a análise e compreensão da Teologia Pentecostal no âmbito das teologias bíblica e sistemática, da hermenêutica, da práxis pastoral e experiência do Espírito Santo.

O curso terá as seguintes disciplinas distribuídas em três períodos: Prolegômenos à Teologia Pentecostal; Credo e Declarações Doutrinárias do Pentecostalismo Clássico; Matrizes da Teologia Pentecostal; Metodologia da Pesquisa Científica; Leitura Pentecostal dos Atos dos Apóstolos; Pneumagiologia I: Bíblica e Sistemática; História do Pensamento Pentecostal; Hermenêutica Pentecostal; Pneumagiologia II: Batismo no Espírito Santo e Dons Espirituais; Estudo da Experiência Pentecostal; e Teologia da Música Pentecostal.

 

  A duração do curso será de 360 horas-aulas distribuídas em 18 meses no caso de turmas com aulas em dois sábados por mês ou 12 meses em turmas duas vezes por semana.

As aulas regulares presenciais serão ministradas pelos docentes especialistas, mestres e doutores da Faecad. Também o curso terá aulas especiais com professores convidados. Entre eles estão os pastores Esequias Soares da Silva (Mestre em Ciências da Religião e presidente da Comissão de Apologética da CGADB), Douglas Baptista (Mestre em Ciências da Religião e presidente do Conselho de Educação Religiosa da CGADB), pastor David Mesquiati Oliveira (Doutor em Teologia), pastor Kenner Roger Cazotto Terra (Mestre e Doutor em Ciências da Religião) e pastor Isael de Araujo, professor licenciado em História e diretor da Faecad.

O curso é destinado aos egressos de graduação em Teologia, cientistas das religiões, pastores, professores de Teologia, profissionais de todas as áreas e a todos os interessados em compreender e aprofundar os estudos em Teologia Pentecostal. Todos esses deverão apresentar o diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.

 

  As aulas terão início no dia 4 de agosto de 2018. Informações e inscrições podem ser feitas no endereço da Faecad, Avenida Vicente de Carvalho 1083, Vila da Penha, Rio de Janeiro ou pelo telefone (21) 3015-1000.

Eventos

IV SIMPÓSIO PEDAGÓGICO
(2019.1)

1º SIMPÓSIO FAECAD DE TEOLOGIA

   O 1º Simpósio Faecad de Teologia foi um evento promovido pelos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão em Teologia da Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB. Por meio deste Simpósio, a Faecad se consolida como instituição de ensino superior que se ocupa com a reflexão bíblica e teológica articulada com a realidade da pesquisa e educação teológica no Brasil, principalmente no âmbito da experiência e da teologia pentecostal.

  Em breve mais informações de como foi esse grande evento.

1° SIMPÓSIO FAECAD DE TEOLOGIA NO PROGRAMA MOVIMENTO PENTECOSTAL, REDETV!

SEMINÁRIO EDUCACIONAL PEDAGOGIA

AUTISMO E BRINQUEDOTECA

25 E 26 DE OUTUBRO - 2018

PEDAGOGIA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE AUTISMO E BRINQUEDOTECA

 

A última semana de outubro para a FAECAD foi de grande relevância em virtude das realizações tanto do 1º Simpósio Faecad de Teologia quanto do excelente Seminário Educacional.

 

Nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, a IES efetivou a sua missão acadêmica em formar indivíduos pesquisadores, críticos e autônomos, tamanho foi o sucesso do evento promovido pelo Departamento de Pedagogia.

 

Com a nova perspectiva da FAECAD em estimular o trabalho científico dos alunos apoiada pelo Diretor Geral, prof. Isael de Araujo, a Licenciatura em Pedagogia preparou três proposições bastante atuais, sendo estas totalmente realizadas pelos graduandos dos períodos finais.

 

As temáticas abordadas foram o “Autismo”, “A Contação de Histórias” e “O Papel do Brinquedista no Ambiente Hospitalar”. A primeira foi mediada pela aluna Eunice Rosa, do 6º Período e as duas últimas pela aluna Mirian de Lira Moraes Fernandes, do 7º Período.

 

As alunas mediadoras conduziram as palestras em ambos os dias de forma eficiente, clara, objetiva e competente, fidelizando assim o objetivo curricular da instituição, junto aos conhecimentos adquiridos em estágios, cursos de extensão e vida profissional dos graduandos.

 

Vale ainda citar relevantemente a Coordenação Pedagógica dos professores Paulo Roberto dos Santos e Célia Maria Paula de Barros, que com suas experiências e técnicas motivam os futuros pedagogos.

 

Registre-se também as importantes participações dos alunos Marcos Alexandre Marques Cubeiro, Lucilene Ferreira de Vasconcelos e Josefa Iris Barreto dos Santos nas palestras de Contação de Histórias e Brinquedoteca em Hospitais pela brilhante oralidade e apresentação científica.

 

As palestras obtiveram a participação de todas as turmas de Pedagogia e de convidados, conferindo a cada um dos participantes certificados e horas complementares.

Aula Magna - Dra. Alessandra Viegas

  No dia 1 de agosto de 2018, tivemos a presença da Profª Drª Alessandra Viegas, ministrando uma Aula Magna para o início deste semestre letivo. Sobre o tema da aula, O prazer da pesquisa científica: desafios e superações, a professora discorreu acerca de sua vida acadêmica, pontuando alguns desafios e superações na caminhada do ensino superior: após a conclusão do ensino médio (1989) e a pausa de nove anos sem estudar, o retorno ao aprendizado (1998), com a formação em duas graduações (Teologia, 2001 e Letras, 2005), dois mestrados (História Comparada, 2009 e Teologia, 2011) e dois doutorados (Teologia, 2017 e História Comparada, 2018).

 

  Além das experiências próprias, a professora compartilhou aos presentes algumas “dicas” que podem ajudar a viver prazerosamente a vida acadêmica: ler os clássicos, ler a Bíblia a fim de, também, adquirir cultura, estudar línguas, viajar, abrir-se ao novo, relaxar, lidar com o tempo de estudo, aprender sempre e com tudo, perceber-se como um ser que é sendo – sempre inconcluso, como diz Paulo Freire e, por fim, acreditar em si mesmo e ter prazer naquilo que produz. Tudo isso mediado pelo entusiasmo, do grego enthusiasmós = Deus estando em nós. Sempre. Vivendo a pesquisa científica como uma caça ao tesouro, com a descoberta constante de algo novo e valioso. Após a palestra, alunos e professores saíram, certamente, entusiasmados!

 

  Que tenhamos um semestre letivo cheio de desafios e superações. De prazer e satisfação por aquilo que fizermos, pesquisando e estudando. E que o entusiasmo seja a proposta, não só para a vida acadêmica, mas para tudo em que pusermos a mão, a mente e o coração! Que Deus nos abençoe!

Pedagogia em Foco

III Simpósio de Pedagogia - evento científico de qualidade

  Durante os dias 4 e 5 de julho de 2018 a FAECAD realizou a terceira edição do Simpósio do Curso de Pedagogia com grande êxito. O tema proposto este ano de 2018 foi “Literalizando Saberes Pedagógicos”, no qual foram pesquisados e apresentados trabalhos científicos de grande valor acadêmico sobre educação, didática, metodologias, ludicidade, transversalidade, interdisciplinaridade, ética, moral e cidadania.

  No primeiro dia houve a palestra da professora Vergília dos Anjos Mendonça da Costa, diretora do IMEC (Instituto Mendonça da Costa), na qual foi abordado o tema “Gestão Escolar”; no segundo dia cada turma, organizada em sua respectiva sala de aula, apresentou-se aos professores-avaliadores e ao público em geral com seus trabalhos teóricos e práticos.  Foi a oportunidade para os alunos dinamizarem as suas pesquisas pedagógicas nos espaços da IES, também extensivas à comunidade do entorno da Instituição. As crianças visitantes participaram das atividades, com orientação dos professores do curso e dos futuros pedagogos, em jogos didáticos, contação de histórias e na Brinquedoteca, com atividades dinâmicas e lúdicas.

  O simpósio foi organizado pela professora Célia Maria Paula de Barros, vice-coordenadora da Licenciatura em Pedagogia. Teve a participação do professor Isael de Araujo, diretor geral da FAECAD, do professor Paulo Roberto dos Santos, coordenador da Licenciatura em Pedagogia e de todo o corpo docente do curso.

CURSO DE PEDAGOGIA DA FAECAD PROMOVE PALESTRA SOCIAL

  Na última quarta-feira, dia 16 de maio, os alunos do 5º período do Curso de Pedagogia da FAECAD, apoiados pela nossa Direção Geral, professor Isael de Araujo, nossa Coordenação Pedagógica, professora Célia Barros e pelo professor responsável do projeto, Alexandre Villalba, promoveram uma palestra, cuja temática abordou os “Fatores pré-natais que afetam o desenvolvimento”.

  Os alunos fizeram exposições sobre o perigo das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e sobre o risco que acomete às vidas materna e fetal, quando o Pré-natal não é realizado.

 O objetivo deste projeto-piloto é levar aos acadêmicos e à comunidade informação, conhecimento e ações sociais transformadoras que buscam a qualidade de vida da população mais carente.

ARQUIVO

2017

  No segundo Domingo do mês Setembro, anualmente as Assembleias de Deus no Brasil comemoram o Dia Nacional de Missões; neste ano de 2017, a celebração aconteceu no dia 10, domingo passado. Neste vídeo o pastor Wellington Junior, presidente da CGADB agradece a participação dos Pastores e de toda Igreja no Brasil.

LINKS ÚTEIS

SIGA-NOS

FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho - 21210-000 Rio de Janeiro - RJ

(21) 3015-1000

(21)98476-3256

FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

COORDENAÇÃO DE TEOLOGIA PROMOVE A SEMANA ACADÊMICA 2019.1

De 04 a 08 de fevereiro de 2019, primeira semana do início do semestre letivo, a Coordenação de Teologia vai promover a Semana Acadêmica, sob a temática “Pentecostalismo e Sociedade: identidades marginalizadas” que está publicada na primeira edição da revista acadêmica Ígnea da graduação em Teologia, lançada em outubro de 2018 durante o 1º Simpósio de Teologia. Durante os horários de aulas da manhã e da noite, no Auditório da FAECAD, professores vão debater suas pesquisas e estudos publicados na revista Ígnea.

 

Acesse aqui a programação completa da Semana Acadêmica.

Tel.: (21) 3015-1000

FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

-

(21) 3015-1000

Instituição de Ensino Superior recredenciada pelo MEC,
Portaria N° 1.406 de 27 de dezembro de 2018