ENADE 2018

O que é o Enade

O Governo Federal, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), instituiu o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho estudantil de forma parametrizada, bem como a impressão que os acadêmicos têm de sua própria instituição de ensino.

Por meio da prova (25/11/2018), o desempenho é avaliado. A nota divulgada ao público é a nota geral do curso em que o aluno estuda – nota calculada por meio da comparação com o resultado de todos os cursos brasileiros. A nota individual do aluno só pode ser acessada pelo próprio aluno, pelo site do Enade, após a divulgação oficial (geralmente um ano depois da realização da prova).

 

Além da prova, o aluno precisa preencher um questionário online, no site oficial do Enade (http://enade.inep.gov.br), para medir o conhecimento que tem sobre seu próprio curso e sua Instituição de Ensino (aberto a partir de 02/09/2018). Esse preenchimento é obrigatório por lei.

 

O Enade é componente curricular obrigatório para a conclusão de curso: sem passar pelo Enade, o aluno, por determinação legal, não pode colar grau.

Curso da FAECAD

 

Na IES - Faecad o único curso que será avaliado em 2018 é o de Teologia.

Dos Inscritos

 

A PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018, do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, estabeleceu no regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2018, no Art. 7º aqueles que deverão ser inscritos:

 

I - estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2018, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2018;

 

II - estudantes concluintes dos cursos de bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do ENADE 2018; e

Parágrafo único. Os estudantes ingressantes, inscritos nos termos deste artigo, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2018 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP, nos termos do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861, de 2004, e em consonância com o art. 44 da Portaria Normativa MEC nº 19, de 13 de dezembro de 2017.

 

Acerca da Dispensa da Inscrição no Enade

 

No  Art. 9º Ficam dispensados da inscrição no ENADE 2018: I - os estudantes dos cursos das áreas descritas no art. 1º que tiverem colado grau até dia 31 de agosto de 2018; e II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2018, em instituição conveniada com a IES de origem. Parágrafo único. A dispensa do ENADE 2018 deverá ser devidamente registrada no histórico escolar do estudante.

ACADÊMICOS CONCLUINTES INSCRITOS NO ENADE QUE FARÃO EXAME DIA 25 DE NOVEMBRO 2018 - (baixar)

ACADÊMICOS INGRESSANTES ISENTOS DO ENADE DIA 25 DE NOVEMBRO 2018 - (baixar)

Calendário

03 de setembro e 21 de novembro: O aluno deverá preencher o Questionário do Estudante no site do Enade (http://enade.inep.gov.br).

 

• 25 de novembro:  Realização da prova do Enade 2018. Todos os acadêmicos inscritos deverão estar nos locais de aplicação até às 13h (abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h e início da aplicação do exame às 13h30. Ninguém entrará após o fechamento dos portões).

 

• O local da prova é divulgado no próprio site do Enade (http://enade.inep.gov.br), após o aluno preencher o Questionário do Estudante.

CALENDÁRIO COMPLETO DO ENADE 2018

download

Dúvidas Comuns

 

O Enade é obrigatório?

Sim. O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei n.º 10.861 - MEC, de 14 de abril de 2004. Devem ser inscritos no Exame, por lei, todos os Ingressantes e Concluintes dos cursos de áreas definidas pelo ciclo avaliativo.

 

Como eu me inscrevo para fazer o Enade?

O aluno não precisa se inscrever. A FAECAD é responsável por inscrever todos os acadêmicos habilitados a fazer o Enade nesse ano. O Coordenador de Curso é a figura que realiza a inscrição dos acadêmicos de cada curso. Cabe ao aluno verificar se seu nome está na lista de inscritos, que será divulgada pela sua Coordenação de Curso em meados do ano de realização da prova.

 

Quando vai ser a inscrição em 2018?

O Coordenador deverá divulgar a listagem dos inscritos até o dia 25 de agosto de 2018. Se você pretende colar grau até julho de 2019 e não estiver na listagem divulgada pela Coordenação, informe imediatamente ao Coordenador de seu curso.

 

Como eu sei se eu preciso fazer o Enade esse ano?

Nem todos os acadêmicos dos cursos submetidos ao Enade precisam fazer a prova. Somente os acadêmicos considerados Concluintes devem fazê-la. Concluintes são os acadêmicos que já concluíram pelo menos 80% da carga horária total de seu curso ou que tenham previsão de colar grau até 31/07/2019. Os acadêmicos tal de seu curso e que ingressaram na FAECAD em 2018) não fazem a prova; apenas são inscritos para registrar sua regularidade junto ao Ministério da Educação.

 

Quando vai ser o Enade 2018?

O Enade não é só a prova. O aluno precisa, antes de fazer a prova, responder o chamado Questionário do Estudante. O Questionário do Estudante deverá ser preenchido no site do Enade (http://enade.inep.gov.br) entre os dias 03 de setembro e 21 de novembro. Não deixe para última hora, pois o site costuma congestionar!

A prova será realizada no dia 25 de novembro. A abertura dos portões será às 12h, o fechamento dos portões será às 13h e o início do Exame será às 13h30. Fique atento e se programe: ninguém poderá entrar após as 13h! E, se não conseguir entrar, será considerado irregular automaticamente e não poderá colar grau até que sua situação seja regularizada (previsão: após setembro de 2019!).

 

Onde farei a prova?

O local da prova é divulgado no próprio site do Enade (http://enade.inep.gov.br) após o término do preenchimento do Questionário do Estudante.

 

O que significa estar irregular?

O aluno habilitado que não for inscrito pela Coordenação, o aluno que não comparecer à prova e o aluno que não responder ao questionário do estudante geram a situação irregular. Aluno irregular, por força da lei, não pode colar o grau até que sua situação seja regularizada. Aluno em situação irregular = não integralização do curso (Enade é componente curricular obrigatório por lei).

Informações úteis

 

O Edital do Enade 2018 foi publicado! Confira!

O Edital nº. 40, de 19 de junho de 2018, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep). O edital contém todas as normas a serem seguidas pelos Coordenadores de Curso e Estudantes nesta edição do exame, e sua leitura é obrigatória a todos os envolvidos.

Órgão: Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Cadastro de Nome Social no Enade vai de 11 a 15/09

 

A/O Estudante que se identifica e quer ser reconhecida/reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero, após realizar seu cadastro, poderá solicitar atendimento pelo Nome Social (Itens 5.9 e 5.10 do Edital 26/2017-Enade).

A solicitação deverá ser realizada por meio do Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br), no período de 11/09/2017 a 15/09/2017 para análise e deferimento pelo Inep/MEC. Para tanto, deverá apresentar alguns documentos comprobatórios posteriormente, via Sistema Enade

LINKS ÚTEIS

SIGA-NOS

Faculdades de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB

Av. Vicente de Carvalho, 1083 - Vicente de Carvalho - 21210-000 Rio de Janeiro - RJ

Tel.: (21) 3015-1000

Faculdades de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB

(21) 3015-1000